Boletim médico mostra que mulher estava internada com suspeita de Coronavírus em hospital de Búzios

Prefeitura emitiu nota alegando que segue todos os protocolos da OMS e que caso é "fake news"


Uma chinesa de 21 anos estava internada no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perisse (HMDRP), em Armação dos Búzios, com suspeita de Coronavírus (Covid-19), conforme Boletim de Atendimento de Emergência, emitido na última quarta-feira (19).

De acordo com o documento, a paciente é moradora de Hong Kong e teria saído da China em 9 de fevereiro. No hospital, ela relatou sentir "dor de garganta, dificuldade respiratória moderada, tontura e mialgia", além de febre baixa há três dias, resfriado e tosse. Conforme o HMDRP, a mulher já foi liberada.

Diversos moradores de Búzios relataram ter flagrado profissionais da área de saúde da cidade trabalhando com máscaras especiais e que até uma área de isolamento teria sido feita no hospital. "Não estavam deixando as crianças entrarem com os pais no hospital", afirmou um buziano.

Na tarde de sexta-feira (21), a Prefeitura de Búzios chegou a emitir nota alegando que a informação se tratava de uma "fake news". Neste sábado (22), a Prefeitura voltou a emitir nota nas redes sociais sobre o caso. Confira na íntegra:

"A Prefeitura de Búzios vem esclarecer que segue todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Atualmente, cidades do mundo inteiro estão em alerta devido a nova manifestação do coronavírus. Por ser uma cidade de renome internacional, Búzios atrai turistas e moradores estrangeiros. Essas pessoas fazem parte do contexto da cidade. Se elas apresentarem algum problema de saúde que necessite que sejam enquadradas nestes protocolos, que visam a integridade do paciente e a segurança da população, não devem se sentir constrangidas ou expostas. Por isso, o município seguirá neste intuito, aproveitando para ratificar que não houve paciente com esta doença, no Hospital Rodolpho Perissé.

A tentativa de gerar pânico por puro oportunismo, falta de conhecimento e má fé, fere aos princípios de hospitalidade e de responsabilidade com a verdade. A Prefeitura de Búzios jamais deixaria de divulgar, caso a cidade estivesse diante de um risco de disseminação desta ou de qualquer outra doença, que pudesse colocar em risco a população.

Todos podem continuar confiando nas condutas adotadas e nas informações de nossas mídias oficiais. As medidas cabíveis serão tomadas contra aqueles que divulgam “Fake News”, por possíveis prejuízos que vêm causando à imagem da cidade".

 

*Com informações da Folha de Búzios.

Categorias: Armação dos Búzios Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias